Siga-nos nas Redes Sociais:

CENTRO DE FISIOTERAPIA OFERECE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS AOS USUÁRIOS

A Prefeitura de Salgado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, ofereceu aos usuários do Centro de Fisioterapia do posto de saúde Maria do Carmo Alves exercícios respiratórios. Diante do aumento diário do número de casos de Covid-19 em todo o Brasil, eles são fundamentais, pois fortalecem a musculatura pulmonar.
Assim, o organismo de uma pessoa que for infectada pelo novo coronavírus tende a reagir melhor e com mais forças para lutar contra a doença. Nos casos de pacientes que já tiveram o vírus, os exercícios também são indicados, pois melhoram a respiração que é bastante comprometida pelo coronavírus.
“Ensinamos exercícios para expandir o pulmão, aumentar a capacidade pulmonar e para fortalecer a musculatura respiratória para que o organismo dos pacientes reaja bem a uma possível infecção. Portanto, os exercícios são indicados a qualquer tipo de pessoa, de qualquer faixa etária”, explica a fisioterapeuta Joana Medeiros.
Segundo a profissional, esses exercícios ajudam até em casos de outras doenças respiratórias como pneumonia, H1N1 e outros problemas. Assim, o principal movimento do pulmão durante os exercícios foi puxar e soltar o ar, ou seja, inspirar e expirar para dar funcionalidade à caixa torácica. Assim é importante fazer os exercícios todos os dias.
Esforço que a agricultora Jailsa dos Santos garantiu que vai fazer. Em uma pequena demonstração no posto de saúde ela já se sentiu melhor. “São exercícios muito bons para o nosso dia a dia porque precisamos nos movimentar e também preparar o organismo para o caso de uma infecção pela covid-19. O pouco que fiz aqui me fez sentir mais leve e disposta”, destaca a agricultora.
“Esses exercícios são primordiais, principalmente por conta do momento que nós estamos vivendo, muitas pessoas sendo infectadas por uma doença que acomete principalmente os pulmões”, ressalta a coordenadora da fisioterapia, Raimunda Souza.

Scroll to top
Skip to content