O fim de semana dos dias 8 e 9 de outubro será um dos mais lembrados da história de Salgado. Em um fim de semana de festa, a Prefeitura do município realizou as comemorações pelos 95 anos de Emancipação Política da cidade.
No sábado, 8 de outubro, os festejos começaram com a ExpoSalgado: exposições de algumas Secretarias Municipais. A pasta da Agricultura mostrou produtos agrícolas sem agrotóxicos, comidas típicas e produtos da agricultura familiar. A Cultura trouxe a apresentação artística de dois artistas da terra, Melão Repentista e Davi Voz e Violão.
O Meio Ambiente expôs ao público os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), para armazenar lixo eletroeletrônico, pilhas e baterias, distribuiu mudas de árvores, realizou palestra sobre conscientização ambiental e mostrou a produção de vassouras de garrafa pet.
A Saúde distribuiu preservativos com a camisildo, deu orientações sobre as vacinas, aferiu pressão arterial e falou sobre o Outubro Rosa a quem chegava. E o Turismo apresentou os artesãos fazendo suas criações, seus artesanatos, que foram vendidos, além de um varal com literatura em cordel.
“Gostei muito do que vi, não sabia que Salgado tinha tanta coisa bonita e boa assim, e a Prefeitura está de parabéns, aliás todos estão, pela organização do evento que é marcante. Gostei muito”, disse a professora Claudinete Ribeiro.
Depois da exposição, o público curtiu um show musical com as atrações da noite, Alma Gêmea, D’Toks, GS.com, Helder Nascimento e Sandro Pessoa.
Segundo dia
O domingo, 9 de outubro, foi ainda mais especial. Um desfile passou pela avenida Josias Carvalho e começou com Desbravadores Animais Marinhos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em seguida veio a Creche Tia Lili (cidade) mostrando a origem de Salgado, depois a Escola Municipal José Araújo dos Santos (Quebradas I) trazendo as personalidades salgadenses.
Logo após, o Centro de Educação Infantil Durvalzinho e a Escola Municipal Durval Militão de Araújo (cidade) contaram um pouco da história do Balneário Público Municipal. A Escola Municipal Dr. João Alves Filho (cidade) falou sobre a nossa agricultura, seguida da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento (Moendas de fora), cujo tema foi “Salgado: nossa terra, nosso lar”.
Alguns servidores desfilaram, mostrando as ações da gestão das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde. Para encerrar o desfile com muita beleza, a Miss Salgado 2022 Julia Fraga desfilou em um carro alegórico.
“Eu estou impressionada com tanta beleza. O desfile foi muito bonito, organizado e as escolas estavam lindas. Parabéns a todos da organização, à Prefeitura, aos professores, a todos. Era uma escola mais bonita que a outra”, disse a dona de casa Natácia Nunes.
Além do público, as autoridades também elogiaram o evento. A secretária municipal de Educação Helena Rodrigues destacou o empenho dos membros da sua pasta na realização do evento. “Eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter nos permitido realizar tudo isso, ao prefeito Givanildo Costa, aos professores, coordenadores, diretores das escolas que desfilaram, aos estudantes e a minha equipe. Foi muito bonito”, destacou Helena.
Um show oracional com o Diácono Rômulo Canuto encerrou o segundo dia de comemoração Foi a primeira vez que o Diácono veio à cidade e os salgadenses ficaram gratos pelas bênçãos que ele pediu a Deus para o nosso município.
Após o show, o prefeito de salgado fez um balanço dos dias de comemoração. “No primeiro dia tivemos a ExpoSalgado, uma a oportunidade de mostrar as coisas da nossa terra, depois o show musical. E hoje foi a vez do desfile, que realmente me chamou a atenção, principalmente porque trouxe a origem de Salgado. E por fim, o show oracional com o Diácono. Ou seja, foi tudo muito lindo e eu só tenho a agradecer imensamente a todos que organizaram e participaram desses momentos”, finalizou Givanildo.
Ascom - Prefeitura de Salgado