A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a abertura da campanha “18 de Maio, Faça Bonito, Eu me Protejo", contra o abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes, nesta quinta-feira, 4 de maio.
O pontapé inicial da campanha contou com uma apresentação teatral do NUCA e musical com as crianças do SCFV, além de palestras com o promotor de Justiça, Alexandre Albagli, e com a procuradora do município, Luciana Floresta, sobre o tema.
Para o promotor de Justiça, o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é um problema criminal e também familiar, e muitas vezes a vítima fica envergonhada. Mas nunca deve se calar, deve se apoiar nos pais e professores.
“Muitas vezes a vítima fica envergonhada. Então ela precisa ser estimulada a falar para um adulto o que está passando. E quando o abusador for uma pessoa próxima, as vezes da família, elas devem relatar o abuso para um professor ou um adulto de fora do cerco familiar”, explicou o promotor.
Para a diretora da Escola Municipal Durval Militão de Araújo, Gilza Alves, palestras como essas encorajam as meninas e os meninos vítimas de abuso ou exploração sexual buscarem ajuda.
“Esse momento desperta e encoraja as crianças e adolescentes a falarem sobre o que até então eles teriam medo de trazer à tona. Temos na escola vários casos de meninas que depois que participaram da Campanha Faça Bonito, contaram suas experiências negativas e hoje são felizes”, disse a diretora.
“É uma campanha muito importante para proteger nossas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual, pois infelizmente ainda há muitos casos. Então é hora de todos nós nos unirmos para combater esse mal que destrói a vida de crianças e adolescentes”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Aldeane França.
A campanha sempre lembra do Caso Araceli, uma criança que foi abusada sexualmente e em seguida morta. O prefeito de Salgado, Givanildo Costa, ressaltou que o Caso Araceli não é único e por isso todos precisam estar atentos.
“Infelizmente o Caso Araceli não é isolado, pois muitas crianças são abusadas sexualmente por pessoas próximas ou até mesmo por parentes. E isso causa traumas e destrói a vida de muitos adolescentes. Então é por isso que estamos aqui, para que isso pare. Assim é fundamental que todos se unam para proteger e denunciar os possíveis abusos”, destacou o prefeito.
A abertura da campanha contou com a presença de parte dos estudantes das Escolas Municipais Durval Militão de Araújo e João Alves Filho, da cidade, Josefa Gonçalves da Silveira e Maria do Carmo Nascimento Alves, dos Povoados Tombo e Moendas, respectivamente. Além dos alunos do Centro Educacional Modelo e Instituto de Ensino Santa Terezinha (IEST), bem como os adolescentes do NUCA.
Ascom - Prefeitura de Salgado