A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, nesta terça-feira, 23 de maio, a Audiência Pública sobre a Lei Paulo Gustavo. O município que foi um dos primeiros a realizar o evento, reuniu artesãos, artistas locais e a sociedade para discutir a aplicação da lei que apoia o setor cultural.
Os principais objetivos abordados na Audiência foram ampliar a conscientização sobre a importância da lei, discutir e estabelecer diretrizes para sua aplicação efetiva e promover a participação ativa da sociedade civil. Durante o evento foram discutidos o apoio ao setor cultural e a fiscalização e a aplicação da Lei Paulo Gustavo.
“Essa Audiência não é direcionada somente para artistas e artesãos, mas para todos que trabalham nas manifestações culturais como o vendedor de pipoca, o que filma, enfim, o pequeno empreendedor e toda a cadeia cultural envolvida que também pode ser contemplada com a Lei Paulo Gustavo e precisa ser orientada. Por isso quero agradecer à Prefeitura de Salgado pelo convite que também ajudou a fortalecer a Cultura do município”, explicou o administrador Fredson Santana.
“A Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade para os artesãos e artistas salgadenses, pois ela representa esse momento de reconstrução depois da pandemia. Então a Prefeitura de Salgado está de parabéns, pois é uma das primeiras de Sergipe a fazer a Audiência Pública e o município está saindo na frente”, destacou o técnico em Política de Cultura, Michael Silva.
“A Lei Paulo Gustavo é muito importante para nós da classe artística, pois estávamos em uma situação delicada e agora com esse recurso vamos retomar nossas atividades”, comemorou a artesã Simone Cruz Dias.
A Prefeitura de Salgado proporcionou à sociedade salgadense uma oportunidade para entender a necessidade do apoio ao setor cultural para garantir dignidade aos que mantêm viva as tradições e a cultura do município.
“O que eu senti aqui em Salgado foi uma disposição do município em preservar sua cultura e a integração da Cultura com o Turismo e outros setores aqui em Salgado é fantástico. Esse é o caminho”, destacou o diretor de Políticas Públicas de Cultura da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Pascoal Maynard.
“É fundamental que se reúna os artesãos, artistas e a sociedade para discutir a Lei Paulo Gustavo que ajuda o setor cultural do nosso município que leva o nome da nossa cidade por onde passa. Então agradeço a gestão por se sensibilizar com essa classe”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Edson Henrique Nascimento.
“Nossa gestão está preocupada com o setor cultural e sabemos que depois da covid-19 os artistas foram muito afetados e nada mais justo do que discutir com os artesãos, artistas locais e a sociedade a Lei Paulo Gustavo que resguarda essa classe responsável por levar nossa cultura e tradição por onde passa”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado