A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a participação do Selo Unicef Salgado, realizou o fechamento do lixão do Povoado Água Fria, nesta segunda-feira, 16 de outubro.
O ato histórico marcou não apenas o cumprimento de uma lei federal, mas uma contribuição do município na preservação do Meio Ambiente, cuidado com o futuro do planeta e sobrevivência da humanidade.
“É uma conquista muito importante para o povo de Salgado porque o fechamento desse lixão significa mais qualidade de vida para a população que mora aqui próximo e futuro para as pessoas, ”, disse a representante da Conscensul, Milena Nascimento.
“Foi período de muito trabalho de todos do Selo, plantado mudas, conversando com a população, incentivando a pouca produção de lixo e hoje estamos aqui, nesse momento histórico para Salgado”, destacou a articuladora do Selo Unicef Salgado, Ana Rose Oliveira.
O Lixão acabou de ser fechado e a Prefeitura já começou a construir uma outra paisagem no lugar desse amontoado de lixo. Já foram plantadas mudas de árvores nas proximidades do lixão que vão ajudar na recuperação do solo danificado.
Com o fim do Lixão, os resíduos produzidos pela população salgadense terão outro destino, eles serão transportados para um aterro sanitário. Além de ser uma área a menos de poluição, o fim do lixão vai incentivar a reciclagem dos resíduos e colocará Salgado no caminho da sustentabilidade.
“É um dia histórico porque Salgado começa a preparar o futuro das próximas gerações e vai preservar o lençol freático e as águas subterrâneas garantindo qualidade de vida e saúde aos salgadenses”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Heraldo Antão.
“Esse momento histórico e ao mesmo tempo determinante para o futuro do povo da nossa cidade e da humanidade em geral, porque estamos ajudando o planeta a ter uns dias a mais de vida e nossa gestão mostra o compromisso com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado