No Dia Internacional da Mulher, sexta-feira, 8 de março, a Prefeitura de Salgado, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Obras, inaugurou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Jany Alves Lima Ribeiro.
Adaptado com recursos próprios, o espaço vai acolher as mulheres salgadenses vítimas de violência e oferecer todo o atendimento necessário para a superação da situação. Dessa forma, as mulheres salgadenses vão se sentir mais protegidas.
“É um espaço que não apenas vai acolher as mulheres, mas também vai fazer elas se sentirem seguras e amparadas em saber que na cidade há um espaço e profissionais que vão estender a mão para elas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Aldeane França.
“Quando as forças convergem com o mesmo objetivo as coisas acontecem e foi assim aqui em Salgado. Hoje o município tem um espaço que acolhe e orienta a mulher. Por isso, digo às mulheres que aproveitem esse espaço porque ele é de vocês”, disse a juíza Elaine Afra.
O CRAM conta com uma equipe preparada para atender as mulheres. Formada por uma psicóloga, assistente social, assessora jurídica e auxiliar administrativa. Todos empenhados para estender a mão às mulheres vítimas de violência.
“É muito importante ter um espaço como esse no município e aqui nós temos uma equipe preparada e capacitada. As mulheres que precisarem de atendimento podem ter certeza que essa equipe vai estar pronta para receber vocês”, ressaltou a coordenadora do CRAM, Andreia dos Santos.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher recebeu o nome de Jany Alves Lima Ribeiro. Uma mulher lembrada por sua dedicação à Educação do município. Durante a inauguração, ela recebeu homenagens de parentes e amigos.
“Jany foi uma mulher muito à frente do seu tempo e como professora acolheu por diversas vezes mães de alunas vítimas de violência e sempre repudiou esse tipo de agressão. Ela estaria muito feliz hoje”, disse a sobrinha da homenageada, Fernanda Lima.
No evento, uma apresentação teatral causou reflexão sobre a existência dos casos de violência contra mulher na sociedade e um show musical celebrou essa conquista, que é de todas as mulheres salgadenses.
“Esse é o 48º CRAM de Sergipe e eles têm apresentado resultados impressionantes no estado. As cidades onde tem CRAM tiveram redução na violência doméstica. Porém esse espaço não pode ser somente de violência doméstica, mas de apoio entre todas as mulheres”, destacou a juíza e coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Sergipe, Jumara Porto.
“Quero parabenizar a Prefeitura de Salgado e me sinto muito honrada em ter sido a relatora da Lei que implantou o CRAM no município. É uma conquista muito importante porque nós mulheres precisamos de proteção”, destacou a vereadora Conceição Reis.
“Nós ficamos muito orgulhosos em saber que nosso município agora tem um Centro de Referência de Atendimento à Mulher para acolher, amparar e cuidar de mulheres que muitas vezes não sabem a quem recorrer em caso de violência ”, disse o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado