Nesta sexta-feira, 21 de junho, o Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CMGTES).
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, o evento discutiu o aprimoramento e a revisão dos processos de formação de profissionais de saúde.
“Essa conferência é voltada ao controle social que nos permite trabalhar para melhorar a saúde do município. Só através das conferências o município consegue recursos e hoje vamos ouvir propostas para cuidar melhor das pessoas”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Rodrigues.
“Essa conferência, que tratou de um tema importante, ajuda a Secretaria Municipal trabalhar em cima da necessidade da população, ao realizar a ação desejada pelas pessoas”, disse a secretária municipal de Saúde, Marilisa Rodrigues.
O evento contou com uma apresentação cultural, com participantes de vários setores como Assistência Social e Educação, bem como três palestrantes: a assistente social Maria Edileuza, o psicólogo Everton Ribeiro, e o conselheiro de saúde de Lagarto, Thiago Bezerra. Eles falaram sobre os três eixos com temas distintos.
“O objetivo é despertar nas pessoas o significado de um trabalho digno, que envolve a segurança de trabalho, a humanização, ou seja, bom atendimento e a equidade”, disse o conselheiro de saúde de Lagarto, Thiago Bezerra.
“Trouxe o debate sobre a Educação Permanente, que acontece no trabalho e pelo trabalho, como uma forma de capacitar os trabalhadores da saúde e, consequentemente, agregar qualidade ao serviço oferecido à população”, destacou a assistente social Maria Edileuza.
Após a apresentação, os participantes se dividiram em grupos e apresentaram suas propostas para melhorar a formação dos profissionais de Saúde e, consequentemente, os serviços do município.
“Foi um evento importante que permitiu à sociedade salgadense discutir o aprimoramento e a revisão dos processos de formação de profissionais de saúde e isso impacta diretamente no atendimento médico e nos serviços que garantem o bem-estar da população”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
O evento contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Rodrigues, a secretária municipal de Saúde, Marilisa Rodrigues, do prefeito, Givanildo Costa, dos coordenadores do Conselho Estadual de Saúde, Ubiracy Ferreira Suassuna, e do Fórum do Nordeste de Saúde, Dioclecio Ferreira Fonseca.
“Vivemos um momento na história recente em que as conferências eram realizadas sem a participação popular. Por isso essa, que tem a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, é fundamental para o debate entre usuários, a população e os profissionais”, ressaltou o coordenador do Conselho Estadual de Saúde, Ubiracy Ferreira.
“Acredito que esse momento é de construção, pois temos aqui o debate entre usuários, profissionais e a gestão, que vão apontar a problemática, o que deve ser melhorado, ou seja, um conjunto que vai ajudar a construir uma saúde de qualidade”, destacou o coordenador do Fórum do Nordeste de Saúde, Dioclecio Ferreira Fonseca.
Durante a Conferência, houve uma apresentação de um trio Pé de Serra, para celebrar o clima junino.
Ascom - Prefeitura de Salgado