A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Administração, realizou, nesta terça-feira, 1º de abril, a Audiência Pública 2026 para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
Durante uma audiência pública, os participantes expressaram opiniões, sugeriram propostas e debateram ideias, tornando o processo decisório mais representativo e democrático.
“A Audiência Pública é muito importante para que nós possamos expressar nossas ideias e opiniões. Eu por exemplo, trouxe a demanda da pavimentação granítica do povoado Quebradas III, que é a minha comunidade”, disse João dos Santos.
Além da LDO e da LOA, leis que são elaboradas todos os anos, neste ano também será realizada o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que é um instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.
“Essas três leis são importantes, pois sem elas não é possível executar nenhum tipo de despesa no município”, explicou o gerente de contabilidade da Erpac, Alisson Teles.
“O objetivo da Audiência Pública é justamente ouvir as necessidades da população. Por isso, a participação dos diversos setores da sociedade civil é fundamental no dia de hoje. E estou muito feliz de ver essa quantidade de pessoas que se faz presente hoje”, disse a secretária municipal de Administração, Norma Barbosa.
“Foi um momento importante para nosso município, assim como é todos os anos, pois a população tem a oportunidade de expressar suas opiniões, dar ideias e permite que o Poder Executivo realize as ações com mais eficácia”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Participaram do evento o prefeito Givanildo Costa, o vice-prefeito Gilvando Barbosa, a secretária Municipal de Administração Norma Barbosa, o coordenador da Erpac,. Alisson Teles, o Presidente do CMDRS, Eraldo Ribeiro, o Presidente da Câmara de Vereadores,. Silvano dos Santos, o engenheiro agrônomo da EMDAGRO, Arnóbio, a procuradora-geral do município, Luciana Floresta, demais secretários municipais, parlamentares e sociedade civil.