Nesta sexta-feira (12), os catadores de laranja de Salgado fizeram a contrapartida do Programa Mão Amiga, do Governo de Sergipe, com assinatura e assistiram uma palestra. A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu os beneficiários para garantir que o valor chegasse às mãos de cada um deles no período da entressafra.
A assinatura é essencial para o pagamento da quarta parcela do benefício. As duas primeiras parcelas já foram pagas e a terceira será paga no fim do mês de janeiro. O valor garante que os catadores possam se manter no período que não tem trabalho.
“A única renda que tínhamos, nós perdemos. Então esse benefício é uma ajuda muito importante. Então, se não fosse o Programa Mão Amiga, a gente não saberia o que fazer. Eu tinha até outras coisas para fazer, mas deixei tudo e vim assinar a contrapartida”, disse o beneficiário, Clenilton Celestino.
Antes da palestra, os catadores de laranja ouviram a estudante de Agronomia, Ana Paula Alves, que falou sobre a atual realidade da citricultura em Sergipe e explicou como ela está ligada ao período da entressafra.
“Falamos sobre o início, a defasagem da citricultura em Sergipe e como os beneficiários do Programa Mão Amiga podem ajudar a elevar esse índice fortalecendo a citricultura que outrora já foi referência”, explicou.
“Acredito que os beneficiários do Programa Mão Amiga vieram aqui hoje para fazer o dever de casa. Quem é contemplado do programa precisa participar da contrapartida com a assinatura e assistir a palestra para receber a quarta parcela”, ressaltou a coordenadora do Programa Mão Amiga, Maria Auta Arnaldo.
A Prefeitura de Salgado não mediu esforços para garantir que os trabalhadores sejam beneficiados e tenham sua dignidade garantida. Principalmente quando enfrentam dificuldades pela falta de trabalho, como o período da entressafra.
Ascom - Prefeitura de Salgado