Com o apoio da Prefeitura de Salgado e da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira, 15 de março, a V Conferência Municipal de Saúde que discutiu propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Com o tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e democracia”, a Conferência proporcionou aos convidados apresentação cultural do grupo de Reisado de Salgado, palestra magna e sobre os eixos, e elegeu os delegados. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Rodrigues, destacou a necessidade de se debater a Saúde Pública.
"Costumo dizer que esse momento é a base dessa pirâmide de propostas que vamos apresentar. E esse pilar é o usuário, o que ele precisa, o que ele quer que melhore, por isso é fundamental a importância da Conferência para construir o SUS que merecemos”, concluiu.
Mesmo com a atual gestão empenhada em melhorar a saúde de Salgado diante das várias ações que já foram realizadas, ainda falta muito caminho a percorrer para que o SUS seja aperfeiçoado e atenda da melhor forma possível os usuários.
“É aqui que temos a oportunidade de propor soluções, ideias e sugestões para melhorar o SUS que tanto nos socorre e nos socorreu no período mais crítico da história recente da humanidade, a pandemia da Covid-19. Por isso vamos continuar lutando para melhorá-lo e para que ele continue amparando a todos nós”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Marilisa Rodrigues.
“Nossa gestão não mede esforços para fazer mais e melhor pela Saúde do nosso município, mas é inegável que a voz dos usuários precisa ser ouvida e essa é a grande oportunidade que temos. Por isso trabalhamos muito para que as propostas que saiam daqui sejam atendidas", ressaltou o prefeito Givanildo Costa.
Quem está na ponta dessa corda é o usuário, que sente os acertos e erros do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso o usuário Adailton Teles veio do povoado Quebradas I e deixou sua contribuição para a Conferência.
“Essa Conferência é para o bem de todos, porque o Sistema Único de Saúde (SUS) é do povo brasileiro e o que temos de fazer é melhorá-lo e a oportunidade foi essa. Acredito que tivemos um dia produtivo de muita discussão e creio que vamos conseguir soluções”, pontuou.
Ascom - Prefeitura de Salgado