Em parceria com o Governo de Sergipe, a Prefeitura de Salgado, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salgado (STRS) e da EMDAGRO, entregou, nesta sexta-feira, 24 de novembro, o cartão Mão Amiga a mais de trezentos catadores de laranja do município.
Os cerca de 345 beneficiados vão receber uma quantia em dinheiro do governo estadual durante os quatro meses da entressafra, que vai de novembro a março. Assim, eles vão garantir o sustento de suas famílias.
“Esse cartão é fundamental para eles enfrentarem esse período difícil que é a entressafra. Além disso, o valor pago vai movimentar a economia da cidade”, disse a técnica do Programa Mão Amiga, Maria Auta.
“Com esse cartão vou poder cuidar do meu filho, fazer os exames que ele precisa e cuidar bem dele. Esse benefício ajuda demais a gente que trabalha na laranja”, disse a catadora de laranja, Isaura Ribeiro.
Além dos 245 antigos beneficiários, o cartão Mão Amiga chegou às mãos de 100 novos catadores de laranja que foram aprovados no cadastro. Assim, a dignidade se espalha para mais gente que trabalha na agricultura para sobreviver.
“Esse cartão é fundamental, porque com a chegada do Verão, cai a produção da laranja e consequentemente a oferta de serviço aos catadores”, disse o secretário municipal de Agricultura, Roberto Silva.
“Nós sabemos que a produção de laranja não dura o ano todo e quem vive como catador dessa fruta fica com a renda comprometida na entressafra. Por isso é fundamental que o Governo de Sergipe beneficie esses catadores”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Aldeane França.
“Nossa gestão tem feito muito pela Agricultura e consequentemente pelos agricultores. Mas o período da entressafra é muito difícil, pois são muitas pessoas. Por isso é fundamental que os municípios recebam esse suporte do Governo de Sergipe com o Cartão Mão Amiga”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado