O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi celebrado com uma ação de preservação ambiental. A Prefeitura de Salgado, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura, Assistência Social, Educação, Esporte e Saúde, e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), do Selo Unicef Salgado, realizou a limpeza do rio de Odila, no bairro Estação.
As margens e o entorno do rio estavam cheios de mato e lixo, o que compromete a qualidade da água e polui a fonte. Por isso foi realizada a limpeza de rejeitos e a correção da mata ciliar. Essa é a primeira etapa, posteriormente será realizado o plantio de mudas ao redor do rio.
“Eu me lembro desse rio, era limpo e a gente lavava roupa e tomava banho. Mas depois de um tempo, com a poluição, ficou muito sujo e não dá mais para lavar, nem tomar banho. Mas eu acredito que a Prefeitura de Salgado vai recuperar nosso rio”, disse a dona de casa Jivaneide Conceição.
“Temos um percentual muito pequeno de água própria para o consumo em todo o planeta. Então essa ação é muito necessária, pois preserva esse líquido precioso e também conscientiza a população para começar a perceber a necessidade de cuidar da água e garantir a nossa sobrevivência”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Heraldo Antão.
A ação também teve a contribuição dos adolescentes do NUCA, que realizaram mais uma ação de transformação social no município e assistiram uma palestra do advogado Lucas Cardinali sobre a preservação de recursos hídricos. Iniciativa que também transforma a vida desses meninos e meninas jovens.
“Os adolescentes estão sendo conscientizados que podem influenciar e contribuir com a sociedade. Com essas ações, eles se tornam protagonistas e multiplicadores do bem, o que gera um impacto positivo na vida deles e no Meio Ambiente. Participar da limpeza do rio hoje foi muito prazeroso para todos nós”, disse a articuladora do Selo Unicef, Ana Rose Oliveira.
Preservar o Meio Ambiente também é um compromisso da atual gestão, diante dos gritos de socorro que o planeta pede, é preciso que cada pessoa comece a fazer sua parte nessa missão de salvar a terra da destruição.
“É uma iniciativa fundamental e necessária para a sobrevivência do nosso planeta e a nossa também. É preciso que todos façam a sua parte todos os dias, como aconteceu hoje. Então quero parabenizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as demais pastas envolvidas, e os adolescentes do NUCA, do Selo Unicef. Hoje, após essa ação, nosso planeta ganhou mais uns dias de sobrevivência”, disse o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado