Mesmo aos domingos, o atendimento na Clínica de Saúde da Família continua por 12 horas, ou seja, das 7h às 19h. A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu o funcionamento para cuidar melhor dos salgadenses. Neste domingo, 5 de fevereiro, por exemplo, houve atendimento médico, triagem, curativo e distribuição de medicamentos.
Uma das pessoas atendidas foi a auxiliar de escola de aula Maísa Rodrigues. Ela veio do povoado Macedina e precisou fazer um curativo para tratar de um machucado. Mas em outros tempos precisaria se deslocar para outro município.
“Uma vez precisei de atendimento no domingo porque estava com febre e dor de cabeça e como não tinha médico tive que ir à Boquim. Mas agora é diferente, a gente chega e logo é atendida pela equipe da Clínica da Família”, disse a auxiliar Maise Rodrigues.
Além do atendimento médico, a Clínica de Saúde da Família oferece exame de ECG (eletrocardiograma), testes de covid-19 de segunda a sexta-feira, garante medicamentos, possui um setor para agendamento de transporte para os pacientes que precisam realizar consultas e tratamentos em Aracaju, consultório odontológico ampliado e um atendimento de qualidade.
A Prefeitura realizou uma reforma na Clínica, implantou duas equipes do Programa Saúde da Família para atenderem no local, e este ano já adquiriu novos equipamentos como longarinas, macas com suporte, carrinhos para curativo, cadeira de rodas e um autoclave (aparelho esterilizador), para atender melhor os salgadenses.
Cuidado em números
Em 2022, foram realizados 10.535 atendimentos em casos de urgência e 4.265 referentes à síndrome gripal. Números que só revelam o quanto os salgadenses estão tendo melhores cuidados.
“As melhorias aqui na Clínica são nítidas, pois, apesar de ser apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS), garantimos atendimento médico por 12 horas, sem que as pessoas se desloquem para outra cidade, além de outros serviços de qualidade”, disse o diretor da Clínica Felipe Fraga.
Ascom - Prefeitura de Salgado