A Prefeitura de Salgado, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde, realizou, nesta quarta-feira, 17 de maio, a 2ª Feira de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, na Praça da Igreja Matriz.
O evento contou com palestras da equipe de Endemias sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, do Meio Ambiente, que falou do lixo, consequências e soluções, a Vigilância Sanitária Estadual abordou a Saúde Ambiental e a equipe de Nutrição explicou sobre os alimentos sem agrotóxicos, sua higienização e a importância de uma alimentação natural. Além disso, houve também vacinação.
“Se nós não cuidarmos do Meio Ambiente estamos nos prejudicando. Por isso é importante cuidar dos recursos hídricos, das nascentes, evitar queimadas e a 2ª Feira de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental conscientizou a população salgadense exatamente sobre isso”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Heraldo Antão.
“Foi com muita alegria que realizamos a 2ª Feira de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, que representa para o município mais um passo e iniciativa de cuidar do planeta Terra e preservar a vida. Estamos felizes porque tivemos muitos convidados e acredito que hoje deixamos muita conscientização em cada um que passou por aqui”, disse a secretária municipal de Saúde, Marilisa Rodrigues.
Estudantes das Escolas Municipais Durval Militão de Araújo, João Alves Filho, Maria do Carmo Nascimento Alves e Josefa Gonçalves da Silveira, Colégios Estaduais Alencar Cardoso e José Conrado de Araújo, bem como as escolas privadas Centro Educacional Modelo (CEM) e Instituto de Ensino Santa Terezinha (IEST), passaram pela feira.
“Essa Feira foi muito importante porque aqui aprendemos a importância de cuidar do Meio Ambiente de não jogar lixo no lugar errado porque vamos prejudicar nossa vida e nossa saúde”, disse o estudante Murilo Rodrigues.
A Feira também recebeu diversos convidados de outros órgãos públicos de Sergipe, como a coordenadora da Vigilância Sanitária de Rosário do Catete, Viviana Alves, a fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Vanessa Santana, a agente de endemias de Boquim, Elane Oliveira, o representante da Vigilância Epidemiológica de Pirambu, André Teles, o estudante da Funesa, Rogério Dias, e o coordenador da Vigilância Ambiental de Sergipe, Alexsandro Bueno, que destacou o impacto da feira.
“Agradeço o convite da Prefeitura de Salgado e essa Feira ajuda na conscientização da população para que elas comecem a entender a importância de cuidar do Meio Ambiente para no futuro Salgado tenha uma saúde melhor”, disse Alexsandro.
"Saímos muito satisfeitos, pois foi um evento que só reforçou o compromisso da nossa gestão em preservar a Saúde da população a partir da construção de um ambiente favorável a isso. Acreditamos que deixamos muita conscientização nas pessoas e por isso agradecemos a todos da nossa gestão que realizaram a feira e os que passaram por aqui. Até a próxima”, disse o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado