No clima do Abril Azul, a Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu seu recado sobre o Autismo, nesta terça-feira, 16 de abril. A ação de conscientização sobre o tema começou com uma passeata, seguida por palestras e terminou com uma apresentação teatral.
A passeata saiu do posto de gasolina até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Josefa Fraga. Com cartazes nas mãos, os servidores municipais chamavam a atenção da população para a necessidade de garantir os direitos das pessoas autistas.
Três palestras sobre alimentação, direitos e cuidados de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) foram realizadas para os pais. Uma maneira de esclarecer dúvidas e ajudar os pais a lidarem melhor com seus filhos.
“Essas ações são muito importantes para os pais que não entendem o que é o autismo e a gente que é pai de criança autista, que lida com isso todos os dias, aprende ainda mais”, disse o cozinheiro José Ailton Rodrigues.
“Falamos sobre a importância da inclusão para que os pais entendam a necessidade da inclusão das terapias, que além do acolhimento, os autistas têm direitos e os pais devem lutar por eles. Os pais devem procurar tratamento de qualidade para que seus filhos evoluam cada vez mais”, destacou a neuropsicopedagoga e palestrante, Karla Campos.
A ação de conscientização terminou com uma apresentação teatral em alusão ao tema, que proporcionou muita diversão às crianças com algodão doce e pipoca e deixou a mensagem da igualdade e respeito com os autistas.
“Foi um dia muito importante para nós da UBS Josefa Fraga ver a participação dos pais, pois sabemos da necessidade da inclusão dos autistas na sociedade. E muitos pais se veem sem saída quando descobrem que seu filho tem autismo e aqui eles se sentem acolhidos”, disse a gerente da UBS Josefa Fraga, Cristiane Alves.
“Uma ação linda em que podemos transmitir a todos a necessidade de garantir os direitos e o respeito às crianças autistas e ao mesmo tempo dizer aos pais que estamos com eles para ajudar a lidar com seus filhos que têm TEA”, destacou a secretária municipal de Saúde, Marilisa Rodrigues.
“Muitos pais têm dificuldades em lidar com seus filhos autistas e muitos não sabem dos direitos que eles possuem em razão da sua condição. Por isso parabéns a todos que realizaram essa ação”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado