O mês de maio já passou, mas a segurança no trânsito é todos os dias. Por isso, nesta quinta-feira, 1º de junho, a Prefeitura de Salgado, através das Secretarias Municipais de Saúde e Transporte, realizou a ação “Eu piloto pela vida”, sobre a segurança no trânsito e prevenção de acidentes, em alusão ao Maio Amarelo. Estudantes de algumas escolas municipais, privadas, colégios estaduais, os adolescentes do NUCA e conselheiros tutelares participaram.
Houve palestra com o coordenador de educação para trânsito do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), de Lagarto, Adriano Santana, sobre o uso de equipamentos de proteção de moto para cuidados no trânsito, a fisioterapeuta do Centro de Fisioterapia do município, Joana Medeiros, sobre os cuidados fisioterapêuticos e o número de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito, e o tenente Pessoa, da Polícia Rodoviária Estadual, falou sobre as principais infrações de trânsito.
"Orientamos os estudantes sobre como agir corretamente quando se pilota uma motocicleta, os equipamentos corretos que devem ser usados, legislação de trânsito sobre a condução da motocicleta, a quantidade de pessoas que é permitido andar em uma motocicleta. Ações educativas como essas são importantes, mas a fiscalização para fazer com que tudo que foi dito aqui seja cumprido também é fundamental”, disse Adriano.
“O motivo desse evento é o alto número de acidentes com motociclistas no município e os casos mais graves são de pessoas que não estavam utilizando os equipamentos necessários na hora de pilotar uma moto. E a maioria dos casos do Centro de Fisioterapia são de pessoas menores de idade, que não sabem as regras de trânsito e até que não sabem pilotar uma motocicleta corretamente”, ressaltou Joana.
“Antes de fazer apreensões é preciso conscientizar as pessoas porque ninguém vai cumprir a lei somente por causa de multas. Então falamos sobre as regras de trânsito pois são importantes para garantir a vida e o bem-estar das pessoas. Vale ressaltar que a maioria dos óbitos de motociclistas é por causa da falta do uso de capacetes”, destacou Pessoa
Carlos Roberto da Silva foi um dos motociclistas que participou da ação. Ele sofreu um acidente e fraturou o fêmur. Ele disse que se tivesse conhecimento das regras de trânsito não com certeza teria evitado a queda.
“Foi um descuido meu. Além de estar sem capacete, não parei a moto corretamente quando estava indo ao campo de futebol da minha comunidade. Se eu soubesse das regras de trânsito, teria evitado esse problema”, disse o motociclista.
O estudante do 8º ano da Escola Municipal Durval Militão de Araújo já sabe pilotar motocicleta e quase se envolveu em um acidente. Mas conhecer as regras o fez encarar o trânsito de uma outra maneira.
“Eu não conheço muito sobre as regras de trânsito e essas orientações que vimos aqui são importantes, principalmente para andar nas grandes cidades.”, disse Rodrigo.
No final, os pilotos do Motoclube fizeram uma apresentação. O prefeito Givanildo Costa assistiu a ação e destacou a necessidade de conscientizar os estudantes e futuros motociclistas para reduzir os acidentes de trânsito e garantir a proteção de quem pilota e de quem é apenas pedestre.
“Foi um momento muito proveitoso, tanto pelos dados de vítimas de acidentes de trânsito, quanto pelas orientações dadas aos estudantes. Por isso quero parabenizar as Secretarias Municipais de Saúde e Transporte, agradecer a todos que vieram e deram a sua contribuição, porque é dessa forma que vamos preservar a vida de todos do trânsito, dos motoristas, pilotos e dos pedrestes”, destacou.
Ascom - Prefeitura de Salgado