A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e direito à Cultura”.
A Conferência discutiu e analisou propostas de interesse cultural para Salgado, bem como realizou eleição de delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura.
“A Conferência é importante para a Cultura salgadense, porém o mais fundamental é a participação dos artistas salgadenses e da sociedade para realizarmos as discussões e as avaliações”, destacou o secretário municipal de Cultura, Edson Henrique Nascimento.
A Conferência contou com a presença dos representantes do Ministério da Cultura, Denio Azevedo e Luciana Braga, do secretário municipal de Cultura e do representante da comissão organizadora, Beto Gois, e da sociedade e dos artistas salgadenses.
“Viemos aqui, primeiro, para dizer que o Ministério da Cultura voltou e a ideia é descentralizar as políticas públicas culturais. Segundo, para falar da Conferência Nacional de Cultura e mostrar que o setor cultural terá a mesma importância que a Saúde para que os municípios possam alimentar suas práticas culturais”, afirmou o representante do Ministério da Cultura, Denio Azevedo.
“Essa Conferência é uma ação importante do Ministério da Cultura e para nós artesãos e artistas salgadenses lutamos para mostrar nosso trabalho. Fico muito feliz, porque se não cuidarmos da Cultura, com novas ideias e projetos, ela vai morrendo aos poucos”, disse a artesã Roseilde Silva, conhecida como Keka.
A realização da Conferência também serviu para evidenciar os avanços que o município conseguiu na área cultural e o fortalecimento e valorização dos artistas salgadenses que ficaram enfraquecidos com a pandemia do coronavírus.
“Foi um momento importante para o nosso município e aproveitamos a Conferência para destacar o quanto nossa gestão se empenhou para fortalecer os artistas culturais da nossa terra e o quanto momentos como esse são fundamentais para assegurar nosso direito à Cultura”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado