A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Conferência Municipal de Cultura, realizou, nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Conferência Municipal de Cultura e elaborou o Plano Municipal de Cultura (PMCS).
Foi com base nas necessidades e demandas dos agentes culturais do município que o PMCS foi elaborado para os próximos dez anos. O evento contou com a participação de artistas e artesãos salgadenses.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Saulo Marx Ferreira, presidiu os trabalhos e destacou a importância de ouvir a classe artística que nos últimos anos foi atingida pela pandemia e pelas mudanças que aconteceram depois dela.
“O Ministério da Cultura exige que essa Conferência seja feita, pois estamos estimulando a classe artística a levar nossa cultura para onde eles forem e mantê-la viva, E um dos principais anseios dela é o resgate da filarmônica, cinema, festas tradicionais, entre outros”, destacou.
A Conferência foi realizada no Dia da Sergipanidade e Salgado não deixou de mostrar porque é um município importante para a composição da cultura sergipana. O grupo de Reisado e o Elite Dance se apresentaram.
“Como agente cultural, essa conferência é fundamental para que nós artistas possamos ser ouvidos, para que nossas demandas sejam atendidas e que a maioria possa ficar satisfeita”, disse o mestre de capoeira, Anadson Silva.
“Foi um momento importante em um dia importante. Ou seja, no Dia da Sergipanidade, Salgado conseguiu mostrar porque é uma parte importante da cultura sergipana e a conferência ouviu a classe artística responsável por disseminar nossa cultura e elaborar o Plano Municipal de Cultura”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado