Neste domingo, 1º de outubro, Salgado foi às urnas e elegeu seus cinco novos conselheiros tutelares para um mandato de quatro anos. O processo de escolha foi realizado em quatro escolas do município da zona rural e urbana pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA).
João Souza, Maria Alves, Márcio Souza, Moisés Filho e Edmilson Oliveira foram eleitos para um mandato que vai de 2024 a 2028. Dos cinco, três foram reeleitos (Maria Alves, Márcio Souza e Edmilson Oliveira) e dois (João Souza e Moisés Filho) vão assumir o primeiro mandato no próximo ano.
“Os conselheiros tutelares têm o desafio de aplicar as medidas que devem ser compreendidas e utilizadas de acordo com as características e os limites de sua atuação. Devem zelar pelo cumprimento de direitos, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos e orientar a construção da política municipal de atendimento”, disse a presidente do CMDCA, Fernanda Fraga.
Os novos conselheiros tutelares terão a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, orientar, apoiar e acompanhar temporariamente esse público, garantir a inclusão em serviços e programas oficiais comunitários de proteção, entre outras atribuições.
“É um cargo muito importante, que exige muito comprometimento e responsabilidade até porque estamos cuidando de crianças e adolescentes, ou seja, do futuro. Por isso fizemos a nossa parte, escolhemos quem vai cuidar dessa parcela da sociedade”, destacou o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado