O Conselho Municipal de Assistência Social realizou, nesta terça-feira, 13 de junho, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema deste ano foi a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que queremos e o SUAS que podemos”, cujo objetivo é avaliar a política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Conferência contou com a leitura e aprovação do regimento interno e uma apresentação cultural de um oficineiro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sobre Santo Casamenteiro.
“Hoje tivemos a oportunidade de elaborar propostas para o nosso município e potencializar o SUAS. O que nós queremos, o que pode ser feito e o que pode ser potencializado no município, pois é algo que vai favorecer a população salgadense”, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Paloma Andrade.
“Acredito que é necessário melhorar os convênios e as parcerias com outras instituições. Além disso, outras secretarias municipais podem trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e ajudar mais pessoas”, sugeriu o pastor Fábio do Nascimento.
Depois foi a vez da palestra sobre o tema central com a assistente social e ex-professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Juliane dos Santos, que abordou os desafios atuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para aprimorar as políticas do SUAS.
“Mostramos a importância da reconstrução do SUAS, o sentido da Conferência e como podemos ajudar na melhoria do Sistema, que foi profundamente atingido pelo desmonte de políticas públicas e sociais”, disse Juliane dos Santos.
Em seguida foram realizados debates, os grupos de trabalho foram formados, a deliberação de propostas foi feita e os delegados foram escolhidos. Por fim, aos participantes, foram entregues os certificados de participação.
“Foi um momento de avaliação em que todos nós pudemos perceber os pontos que o SUAS precisa melhorar para atender parte da população e o mais importante é que podemos contribuir para mudanças nas políticas de assistência", disse a secretária municipal de Assistência Social, Aldeane França.
“Quero parabenizar a todos que realizaram a Conferência e sobretudo aos que participaram, pois é ouvindo a voz das pessoas que vamos aprimorar o SUAS e deixá-lo adequado às necessidades do povo, melhorando suas políticas”, disse o prefeito Givanildo Costa.
Ascom - Prefeitura de Salgado